II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

O COMPONENTE ANTERIOR DO MODIFIED STAR EXCURSION BALANCE TEST E VALIDO PARA AVALIAR MOBILIDADE DE DORSIFLEXAO DO TORNOZE

Introdução

O Modified Star Excursion Balance Test (mSEBT) é uma ferramenta confiável, acessível para avaliação de equilíbrio dinâmico, triagem pré-temporada e retorno ao esporte. Há descrição da importância da mobilidade de dorsiflexão de tornozelo durante a execução do teste em indivíduos com instabilidade crônica, porém seu papel permanece incerto.

Objetivo

Investigar a validação dos escores do mSEBT em relação à mobilidade de dorsiflexão no Lunge test (LT) em atletas.

Métodos

Foram avaliados 26 atletas de elite de futebol, de 18 a 20 anos. Cirurgias ou doenças prévias que afetam a performance nos testes foram considerados critérios de exclusão. A mobilidade de dorsiflexão foi mensurada pelo LT utilizando o inclinômetro digital do
aplicativo ‘‘medida’’ de um smartphone posicionado a 15cm da tuberosidade da tíbia. Para execução do mSEBT foram consideradas 4 repetições para familiarização e 3 medidas válidas coletadas. A média da distância foi calculada e os valores normalizados pelo comprimento do membro inferior do atleta (distância dividida pelo comprimento do membro e multiplicado por 100). O escore foi calculado somando as médias das três direções de alcance divididas por três vezes o comprimento do membro inferior e depois multiplicado por 100. Para validação dos escores de mSEBT, utilizou-se a Correlação de Pearson.

Resultados

Verificou-se correlação forte para o LT e o alcance anterior do mSEBT (r=0,78, p<0,001), correlação moderada para o escore composto (r=0,64, p<0,001) e fraca correlação para os alcances póstero-lateral (r=0,38, p=0,045) e póstero-medial (r=0,49,p=0,009).

Conclusão

Houve correlação entre mobilidade de dorsiflexão e componente anterior do mSEBT em atletas de futebol, o que valida este componente como um possível método de avaliação desta mobilidade.

Relevância

Os resultados deste estudo oferecem possibilidade de se utilizar apenas um teste para avaliar tanto equilíbrio como mobilidade, proporcionando economia de tempo ao clínico para focar em outros aspectos da avaliação.

Área

Métodos/Instrumentos de avaliação e biomecânica

Autores

RAPHAEL SCHMIDT DE MESQUITA, RODRIGO RAPHAEL OKUBO